Parceria

10 de outubro de 2014

Top 5 Heróis Escoceses nos Cinemas

O último dia 18 de setembro tornou-se emblemático na história da Escócia e do próprio Reino Unido. Cerca de 4 milhões de escoceses foram às urnas para votar em um referendo sobre a independência ou não do Reino Unido da Inglaterra. No fim, o “não” venceu com 55% dos votos contra 45% da população que disseram “Sim” ao fim da dependência Britânica.

Apaixonado pela história, cultura e geografia da Escócia, esse assunto me abalou muito, mas preciso ressaltar que o que fez eu me interessar tanto pelas “terras altas” foi a fotografia e as histórias de heróis escoceses nos cinemas. Portanto, fiz aqui um “Top 5” heróis escoceses dos cinemas:
5 – Merida, a guerreira do filme Valente (Brave, 2012) quebrou tabus da Disney ao surgir como uma princesa moderna que prefere seguir os passos do pai aos desmandos da mãe, que espera que ela seja uma moça recatada e preparada para ser uma boa esposa. Merida (voz de Kelly MacDonald) mostra que as mulheres escocesas fazem o seu próprio caminho.
4 – Bond, James Bond: O melhor agente secreto de todos os tempos, a serviço da coroa britânica foi retratado por seu criador, o escritor Ian Fleming, como um órfão escocês, natural do vilarejo de Glencoe. No cinema são mais de 20 filmes, mas Sean Connery foi o único ator escocês a interpretá-lo e é, até hoje, considerado o melhor 007 de todos os tempos.
3 - Rob Roy (1995) não fez muito sucesso, apesar de ter uma bela fotografia e grande elenco. Na história real, Robert Roy MacGregor era um católico das Terras Altas que aderiu ao levante jacobita, mas após a derrota para o protestantismo, ele tornou-se uma espécie de Robin Hood escocês, roubando dos ricos para dar aos pobres. Brilhantemente interpretado pelo sempre excelente Liam Neeson.
2 - Connor MacLeod, o guerreiro imortal interpretado por Christopher Lambert na franquia “Highlander” que começou em 1986, colocou a Escócia em voga nos cinemas pela espetacular fotografia das highlands. Mostrou que não é tão fácil derrubar um guerreiro escocês... talvez somente cortando sua cabeça ...There can be only one!
1 - William Wallace é, de longe, o maior símbolo da luta pela independência da Escócia e inspiração no mundo todo. O herói do século XIII teve sua história fantasiada magnificamente pelo arrebatador Coração Valente (Brave Heart), em 1995, vencedor de 5 Oscars. Interpretado e dirigido pelo australiano Mel Gibson, o filme comoveu tanto a população que especialistas apontam-no como o principal catalisador deste movimento de repensar a independência e que culminou neste referendo.

Pelo jeito, a luta continua pelo grito de Liberdaaaaaaade! Até a próxima.
Postar um comentário

Receba no seu e-mail - Cadastre-se!

Mais Lidos do blog