Parceria

24 de abril de 2014

SAUDOSISMO OU FALTA DE CRIATIVIDADE?

O que está acontecendo com o universo do cinema? Estamos saudosos, querendo reviver sucessos ou a criatividade encontrou seu apogeu e ruma à ruína?

É comum aos grandes estúdios de Hollywood engatarem sequências de grandes sucessos, daí surgem as grandes sagas. Também não é raro reproduzirem outros títulos, os tais remakes; algumas das mais renomadas obras do cinema são, na verdade, remakes: Os Infiltrados; Cabo do Medo; Professor Alopradro; A Múmia; Scarface, inclusive o gingante Ben-Hur, de 1959, se baseou no longa de 1925. E isso parece que vem ganhando mais força nos últimos anos, o que gera certa revolta com os fãs de alguns clássicos, como Sexta-feira, 13, O Grande Gatsby e o novo Robocop, por exemplo. No entanto, os jovens cinéfilos parecem ter uma ansiedade em descartar o antigo e abraçar sempre o mais novo, muito mais pela qualidade da imagem, do que por outros fatores como direção e atuação; Um exemplo que cria conflito é Bravura Indômita, o clássico com John Wayne que foi magnificamente refeito com Jeff Bridges e não se tira o mérito de nenhum dos dois.
John Wayne / Jeff Bridges: True Grit
Porém, mais estranho ainda, penso, é quando decidem fazer sequência de algum clássico, muitos e muitos anos depois. Recentemente revistamos alguns dinossauros do cinema: Sylvester Stallone voltou mais uma vez como Rocky Balboa e Rambo, seus mais emblemáticos personagens, e já se fala em mais um filme para cada personagem: Rocky seria o treinador do filho de Apollo, seu maior rival; e Rambo passaria por um recomeço, com outro ator no papel. Tivemos também Harrison Ford de volta como Indiana Jones, já está confirmada sua participação como Han Solo em Guerra Nas Estrelas Ep. VII (em 2015) e especula-se sobre a continuação de Blade Runner (este último, mais provável sem Ford),
Sylvester Stallone em Rambo III (1988) e Rambo IV (2008)
Além de tudo isso, há inúmeros fãs que pedem sequências de seus filmes favoritos. Há um abaixo-assinado na internet para uma quarta parte de O Poderoso Chefão, a ser liderada por Andy Garcia como Don (Vincent Mancini) Corleone, mesmo o diretor Francis Ford Coppola tendo reafirmado diversas vezes que isso é impossível (George Lucas falava o mesmo sobre Star Wars e voilá! teremos o Episódio VII); Outros tantos, choram pelos Caça-Fantasmas não terem efetivado uma trilogia, ainda mais difícil após o falecimento de Harold Ramis, o cientista Egon, que também era o roteirista do filme... fala-se sobre um reboot ou uma terceira parte com uma nova geração a ser treinada por Bill Murray e Dan Aykroyd. Da mesma forma, o clássico da Sessão da Tarde Curtindo a vida adoidado nunca recebeu mais do que uma homenagem em um comercial da Honda durante comercial do Super Bowl em 2012, o que, somado ao falecimento do diretor e roteirista John Hughes, dá a entender que nunca teremos uma continuação com Matthew Broderick no papel mais velho de Ferris Bueller.
Andy Garcia, empossado como Don em Godfather Part III
Agora, a novidade que sacudiu os fãs da sessão pipoca é a confirmação de Os Goonies 2 pelos próprios Richard Donner e Steven Spielberg, que trabalharam no primeiro filme, em 1984. Ainda não divulgaram nada sobre o roteiro, mas a ideia é trazer todo o elenco de volta: Sean Astin, Josh Brolin e Corey Feldman, entre e outros; o que deixa ainda mais curioso, pois todos já estão com mais de 40 anos.
Fora isso, a lista de remakes e sequências parece interminável. Saudosismo ou falta de criatividade? Acredito que um pouco dos dois. O mesmo acontece com produções nacionais, que saem das novelas globais e viram filmes... ou um longa que deu super certo e aí inventam um roteiro raso para uma sequência (Os Normais 2, Como se fosse você 2), mas alguns até superam o primeiro (só Tropa de Elite 2 mesmo). Fato é que o objetivo da indústria cinematográfica é sempre o entretenimento... se conseguirem juntar um pouquinho de arte, melhor ainda. Sobra para nós, reles mortais, ficar na expectativa.

Até a próxima!
Postar um comentário

Poderá gostar também:

Receba no seu e-mail - Cadastre-se!

Mais Lidos do blog