Parceria

27 de março de 2014

JULIAN GLOVER: FELIZ ANIVERSÁRIO

Julian Glover *27.3.1935
Você reconhece este nome? Entre os populares, o senhor Julian Glover pode não ser facilmente reconhecido, mas no meio cinematográfico ele é de uma força estupenda.

Da escola Shakespeariano, sua carreira como ator de cinema foi fundamentada em quase sempre ser um coadjuvante, mas de extrema relevância. Sua fama se estabeleceu principalmente pela ampla participação em séries televisivas, a mais recente foi Game of Thrones, com Meistre Pycelle. Hoje, ele completa 79 anos e nós simplesmente precisávamos homenageá-lo.

Entre seus mais diversos papéis, ele se destaca pelos seguintes filmes:


1. Walter Donovan, em Indiana Jones e A Última Cruzada (de 1989).
Seu personagem era o vilão principal. Um nazista que ilude o Dr Jones (Harrison Ford) a ajudá-lo a encontrar o Santo Graal. "Não confie em ninguém" seguido de "Eu disse para não confiar em ninguém" são as frases que o tornaram um dos vilões mais astutos do cinema. Sua sede de poder, no entanto, foi sua desgraça. Baita filme!


2. Aristotle Kristatos, em 007 Somente Para Seus Olhos (de 1981).
O grande vilão Kristatos, um dos maiores inimigos de James Bond não seria melhor se não fosse interpretado por Glover que conseguiu transmitir com maestria a ambiguidade e dissimulação de um agente duplo que trabalha para russos, serviu os nazista e é honrado pelos britânicos. Fantástico. O filme só seria melhor se fosse, talvez, Sean Connery ainda no papel de Bond, ao invés de Roger Moore, que acabou dando um ar mais de comédia para 007.


3. General Maximilian Veers, em Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (de 1980).
Apesar de uma rápida participação, é memorável a importância de Glover como o General Veers, responsável pelo desenbarque das tropas imperiais em Hoth e da completa destruição da base rebelde escondida neste sistema. Qualquer ator que participou da saga Star Wars se torna memorável, mas Glover entrou para somar, assim como Sir Alec Guinness, com quem já havia trabalhado em Hitler - Os Últimos 10 Dias, e outros atores mais renomados na época.


Entre todos os seus trabalhos realizados entre TV e Cinema, alguns também irão lembrar-se dele em Tróia, como Triopas, o rei que perde seus exércitos para Agamenon, no início do filme, após o combate singular entre o gigante Boagrius e Aquiles (Brad Pitt); Glover também faz a voz da aranha Aragog, de Harry Potter e a Câmara Secreta.

Para quem acha que o ator está velho, é bom saber que ele segue em plena atividade e tem pelo menos mais 3 trabalhos em andamentos, alguns ainda para estrear em 2014, como o filme de horror Backtrack.
Julian Glover é Triopas, em Tróia.
Na TV, seu mais recente trabalho é o Meistre Pycelle, em Game of Thrones.
Postar um comentário

Receba no seu e-mail - Cadastre-se!

Mais Lidos do blog