Parceria

19 de outubro de 2011

Rock Brasília: Era de Ouro (2011)

A convite do Clube do Assinante ZH estivemos em mais uma pré-estreia organizada pela Espaço Z. O novo documentário de Vladimir Carvalho é interessante, mas falta algum tempero.

Plebe Rude, Capital Inicial, Legião Urbana, Aborto Elétrico, Paralamas do Sucesso: bandas de Rock que surgiram nos anos de 1980, em Brasilía, formadas por amigos de infância. A "geração Coca-Cola" eram filhos de militares, diplomatas e professores da UNB que deram início à Brasília nos anos de 1960; "filhinhos-de-papai" revoltados com o sistema político de sua época, suas atitudes se contradiziam com a segurança que tinham em casa; mas, influenciados pelo Punk Rock britânico, se lançaram no mundo, rastejaram na lama e até passaram fome para mostrar que tinham atitude de roqueiros. Todo o esforço tem seu mérito: venderam milhares de discos, arrecadaram inúmeros fãs e deixaram um legado na história da música.

No documentário há relatos comoventes, engraçados e reveladores feitos por amigos, familiares e pelos próprios personagens dessa história. Nomes como Herbert Vianna, Renato Russo, Dinho Ouro Preto, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Philipe Seabra, Fê e Flávio Lemos, Caetano Veloso, entre tantos outros, ilustram a história destas bandas. Renanto Russo ganha o merecido destaque por ter sido o líder intelectual deste movimento, aquele que melhor absorveu as biografias dos grande roqueiros da história e transmitiu isso ao povo brasileiro.
O documentário do cineasta paraibano vale para conhecer a história das bandas brasilienses que transformaram o cenário do rock nacional. Entretanto, o filme não é tão bom tecnicamente: a edição é pobre, beirando o tosco; algumas cenas, sem sentido, dão a impressão de que o roteiro foi escrito depois de o material ter sido colhido, somente para a edição. Além disso, tocam poucas músicas das bandas, o que considero imprescindível para um documentário sobre música.

Apesar de tudo isso, o filme ganhou o título de melhor documentário no Festival de Paulínia, este ano. Portanto, faz-se necessário ressaltar os méritos da produção, por ter conseguido colher tanto material histórico e ilustrar bem o início das bandas.

Vale a pena conhecer mais sobre um momento tão decisivo na história da música brasileira. O trailer empolga, confira.


Postar um comentário

Poderá gostar também:

Receba no seu e-mail - Cadastre-se!

Mais Lidos do blog