Parceria

28 de julho de 2011

Top 10 Atores Que Viraram Diretores

Então você é um mega-astro de Hollywood, um ator respeitado e consagrado, qual seu próximo passo? Bom, para muitos atores a resposta é: dirigir. Assumir a cadeira de diretor é algo que tem seu apelo a vários dos grandes astros do cinema, ainda que nem todos tenham um talento nato (Robert De Niro e Eddie Murphy não se saíram bem) alguns desses atores chegaram ao ponto de moldar a própria história do cinema:

10º Ben Stiller
 Stiller é um bom diretor em seu próprio meio. Decidido a ser competente em seu ofício de fazer rir mesmo que seja por trás das câmeras o diretor apresentou bons trabalhos tanto em "O Pentelho" quanto em "Trovão Tropical".


9º   Sean Penn
Penn dirigiu quatro filmes até hoje e se mostrou um diretor competente, ainda que suas habilidades como diretor nunca tenham sobrepujado sua capacidade como ator. Seus dois primeiros filmes se mostraram bastante interessantes, mesmo deixando evidentes indefinições de um diretor iniciante. Seus dois último filmes são dignos de nota e não desapontaram quem acreditou no amadurecimento de Penn como diretor. O suspense "A Promessa" é um filme com uma narrativa impecável e com uma atuação sólida de Jack Nicholson, algo que ele normalmente só apresenta nas mãos de bons diretores. Já "Na Natureza Selvagem" é um filme que torna acessível uma história real e complexa, sem simplificá-la.


8º Sylvester Stallone
Stallone dirigiu apenas a série Rocky (com exceção do primeiro e do quinto filme), o último Rambo, Os Mercenários e o sofrível Os Embalos de Sábado a Noite Continuam, mas ele merece reconhecimento por ter assumido a responsabilidade por seus próprios personagens icônicos. Ainda que nenhum desses filmes tenha sido reconhecido pela crítica, o talento de Stallone para ressuscitar as próprias franquias é inegável. Ele certamente ainda entende seu público quando assume a cadeira de diretor, além disso, quem mais conseguiria fazer um típico filme de ação dos anos 80 em 2010?


7º George Clooney
 Clooney dirigiu três filmes até o momento: "Confissões de Uma Mente Perigosa", "Boa Noite e Boa Sorte" e "O Amor Não Tem Regras". Os três são bons filmes mas "Boa Noite e Boa Sorte" é o que realmente mostra Clooney como um diretor de talento e personalidade. Controlando um elenco grande e heterogêneo, Clooney consegue grandes interpretações de um elenco consagrado, mas também inconstante.  


6º Ron Howard
Ron Howard se tornou tão famoso como diretor que poucos sabem que ele foi um ator mirim. Porém Howard cresceu e se tornou um diretor talentoso e reconhecido. Ainda que ele tenha nos dado bombas como "O Código DaVinci" e "Desaparecidas" ele já teve trabalhos de qualidade como "Cortina de Fogo", "Apollo 13", "Uma Mente Brilhante" e "Frost/Nixon".


5º  Ben Affleck
Affleck dirigiu apenas dois filmes até o momento, mas ambos sensacionais. O mais impressionante do trabalho do diretor novato são os estilos de filmes escolhidos. "Medo da Verdade"  é um neo-noir pesado e consistente que apresenta a mão de um diretor experiente e que poucos reconheceriam como a estreia de um ator na direção. Seu trabalho seguinte "Atração Perigosa" é um thriller com bastante ação mas que se preocupa bastante com o desenvolvimento dos personagens. Em ambos os filmes os atores receberam indicações ao Oscar por suas interpretações (Amy Ryan em Medo da Verdade e Jeremy Renner em Atração Perigosa).


4º Kevin Costner
Ainda que Costner tenha feito dois filmes extremamente ruins (Waterworld e O Mensageiro) ele também fez dois filmes incríveis: Pacto de Justiça e Dança com Lobos. Mesmo tendo seu currículo manchado, Costner provou que quando está inspirado é capaz de combinar uma mão firme por trás das câmeras e uma presença talentosa na frente delas.


3º Mel Gibson
Mel Gibson é completamente insano e isso pode ser comprovado sem problema algum em uma rápida pesquisa pela internet. Porém ele também é um grande diretor e tem um Oscar para provar. Ele teve uma estreia decente com O Homem Sem Face e se superou em Coração Valente, A Paixão de Cristo e Apocalypto.


2º Charles Chaplin
O ícone das telas também era um diretor prolífico e dirigiu todos os seus maiores sucessos. Ele é lembrado como um diretor perfeccionista e que costumava filmar centenas de takes até acertar a cena.


1º Clint Eastwood
Clint Eastwood poderia ter terminado sua carreira como um ícone das telas lembrado por suas performances marcantes em filmes diversos. Porém o bom e velho Clint decidiu que dirigir filmes também entraria em seu cúrriculo e ele começou com "Perversa Paixão", mas foi em "O Estranho Sem Nome" que Eastwood mostrou que tinha talento. Desde então ele nos presenteou com obras como: "Coração de Caçador", "Os Imperdoáveis", "Um Mundo Perfeito", "As Pontes de Madison", "Cowboys do Espaço", "Sobre Meninos e Lobos", "Menina de Ouro", "Cartas de Iwo Jima", "Gran Torino" e "Invictus". Eastwood foi indicado ao Oscar de melhor diretor quatro vezes ganhando por "Os Imperdoáveis" e por "Menina de Ouro".
Postar um comentário

Poderá gostar também:

Receba no seu e-mail - Cadastre-se!

Mais Lidos do blog