Patrocínio

Patrocínio
Patrocínio

7 de abril de 2011

TOP 10 Filmes adaptados de Stephen King

O Top 10 de hoje foi difícil, afinal de contas, tentei juntar 10 melhores filmes de um gênio literário: Stephen King. Podemos até nos surpreender com as histórias dele, pois o gênero é extremamente variável e já faz um tempo que eu venho estudando toda sua obra filmográfica. Praticamente é possível fazer um TOP 20, mas vamos com apenas os 10.

10) Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989)
Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as conseqüências são inimagináveis.
Excelente filme do final dos anos 80, com trilha sonora dos Rammones. O filme te prende do começo ao fim e faz uma tratativa sobre perda e as nossas reações com elas.

09) Um sonho de liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)
Em 1946, Andy Dufresne, um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.
A história de superação e ponto de vista entre o bem e o mal, certo e errado é clara nesse filme e emocionante. Foi considerado um dos melhores filmes para a época. Morgan Freeman recebeu indicação ao Oscar por melhor ator, interpretando Ellis Boyd Redding.


08) Christine, o carro assassino (Christine, 1983)
Nasceu em Detroit,numa linha de montagem de automóveis. Mas não é um carro qualquer. No interior do seu chassi esconde-se o próprio diabo. Christine - um Playmouth Fury de 1958, vermelho e branco, tem um insaciável desejo de vingança, capaz de gelar o sangue a qualquer um e de destruir todo aquele que se mete no seu caminho. Seduz Arnie Cunningham, um rapaz de 17 anos, apaixonado por aquelas linhas estilizadas e curvilíneas. Este automóvel exige uma devoção absoluta e incondicional, e se alguém tenta intervir, transforma-se logo em mais uma vitima da ira incontrolável de Christine.
Filme bem Sessão da Tarde, já vi várias vezes, mas é um clássico do terror dos anos 80.

07) Carrie, a estranha (Carrie, 1976)
Carry White uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede que seu namorado e um aluno muito popular a convide para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.
Mesmo o filme sendo de 1976, demonstra o poder do bullying nas escolas desde antigamente. Com certeza algumas pessoas que sofreram com isso na infância podem desejar ter os mesmos poderes. Mas a que preço?

06) Rose Red (2002)
Joyce Reador é uma professora de parapsicologia da Universidade de Beaumont que, apesar de sofrer uma enorme pressão contrária do seu chefe, decide descobrir toda a verdade sobre Rose Red, uma mansão construída no início do século XX que deu a casa de presente para sua esposa,que aumentou e controlou a casa com mão de ferro até 1950, quando sumiu misteriosamente, o que também já tinha acontecido com sua filha, mas a casa continuou "crescendo por conta própria. Há alguns anos nada acontece na mansão, então Joyce contrata uma equipe de seis paranormais, cada um com uma habilidade específica, para explorá-la. Entre eles destaca-se Annie Wheaton (Kimberly J. Brown), uma garota de 15 anos cujos dons psíquicos são tão poderosos que a excluem do mundo "normal". Joyce pretende usar os talentos do grupo para tentar "despertar" esta "casa adormecida", mas acontecem coisas fora do previsto e a situação cada vez foge mais do controle.
Este sim é um filme emocionante que demonstra o poder da ganância e o que as pessoas são capazes de fazer em prol do seu próprio benefício.

05) 1408 (2007)
Mike Enslin, resolveu enveredar por outro caminho e escrever livros que investiguem fenômenos paranormais. Enslin nunca presenciou realmente algum destes fatos, então fica difícil obter credibilidade. Além do mais Mike é totalmente cético, pois até hoje não encontrou evidências de que exista vida após a morte. No entanto decide ir até Nova York e se hospedar no Dolphin Hotel, mais exatamente no quarto 1408, que tem fama de ser habitado por espíritos malignos. O gerente do hotel, Gerald Olin, o avisa que 56 mortes já ocorreram neste quarto, mas Mike está decidido a conferir se sua fama está condizente com a verdade.
Inacreditável é que um conto, de 20 a 30 páginas conseguiu produzir um filme tão bem feito que nos envolve em um outro universo da mente humana e nos faz pensar realmente o quanto as coisas são importantes para nós. Nem sempre é ver, pra crer.

04) O Iluminado (The Shining, 1980)
Considerado o mais bem produzido filme baseado em uma obra de Stephen king, O iluminado conta que durante um inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
Apesas de poucos recursos tecnológicos para e época, a diferenciação desse filme se deve a devoção do diretor. Houve uma enorme parcela de perfeccionismo para a produção dessa excelente adaptação.

03) O Nevoeiro (The Mist, 2008)
Depois que uma violenta tempestade devasta a cidade de Maine, David Drayton - um artista local - e seu filho de 8 anos correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. Porém, um estranho nevoeiro toma conta da cidade, deixando David e um grupo de pessoas presas no mercado - entre elas um cético forasteiro e uma fanática religiosa. David logo descobre que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser fatal. Mas conforme o grupo tenta desvendar o mistério, o caos se instala e fica evidente que as pessoas dentro do mercado podem tornar-se tão ameaçadoras quanto as criaturas do lado de fora.
Não quero estragar surpresas, mas esse filme surpreende no final. Fica a lição de moral entre lutar e desistir.

02) Janela Secreta (Secret Window, 2004)
Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter (John Turturro), que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio.
Talvez, sim, talvez esta seja a melhor adaptação de um conto de Stephen King. O final magnífico e a viagem mais maluca na mente humana, mais uma vez com desejos que temos e muitas vezes não realizamos.



01) A espera de um milagre (The Green Mile, 1999)
1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que tem John Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso. Coffey consegue conquistar a todos da prisão, porém, nem sempre milagres acontecem.
Este sim é o filme que podemos ver Stephen King. A adaptação ao conto, a preferência pelos detalhes e a história por dentro da mente humana é o ponto alto desse filme, que teve algumas indicações ao Oscar.


Alguma outra sugestão? Comentem!
Postar um comentário

Mais lidos da semana