16 de dezembro de 2010

Top 10 Filmes com Finais Inesperados

O post de hoje é contribuição do nosso amigo Rainer Alves. Seguindo a ideia de listas de Top diferenciados do blog, ele fez um ranking bem criativo. Agora é só se divertir. Fala Rainer!

Tomara que vocês gostem da lista, da sinopse e dos breves comentários que escrevi sobre cada filme. Além da maioria serem verdadeiras obras primas, cada um deles tem um "twist" impressionante no final que faz com que a história ganhe outra interpretação, revele uma nova faceta sobre os protagonistas ou nos faça repensar (em poucos segundos) tudo aquilo que acabamos de assistir. Um bom roteiro é a base de um filme magistral e os exemplos abaixo certamente cumprem esse papel. A ideia, aqui, é incitar a sua curiosidade, sem fazer spoiler. Confiram:

10. AS DUAS FACES DE UM CRIME (Primal Fear, 1996)

Um advogado famoso resolve defender um coroinha acusado de assassinar o padre que o acolheu. O caso fica mais complexo quando o réu revela que talvez houvesse uma terceira pessoa na cena do crime. O filme se torna ainda mais intenso quando um acontecimento inesperado muda a opinião de todos sobre o crime e sobre o que realmente aconteceu.
O que poderia ser apenas mais um "filme de tribunal" é na verdade uma aula de interpretação do Edward Norton, embasado por um ótimo roteiro. 


9. OS OUTROS (The Others, 2001) 

O final da Segunda Guerra Mundial se aproxima e Grace Stewart (Nicole Kidman) mora com seus filhos em uma mansão enorme e silenciosa. Depois que os empregados antigos desaparecem, Grace aceita a oferta de trabalho de três novos funcionários. Após começarem a trabalhar na casa, vários eventos estranhos passam a acontecer e Grace começa a questionar sua sanidade.. ou será que há algo muito mais sombrio convivendo com eles na mansão? 
O diretor espanhol Alejandro Amenábar criou nesse filme uma das melhores histórias do gênero suspense que se tem notícia: tudo é preciso, exato. O roteiro é propositalmente dúbio, mas no final, surpreendente, tudo se encaixa de forma magistral. 


8. O PLANETA DOS MACACOS (Planet of the Apes, 1968) 

A nave de dois astronautas americanos (um deles interpretado por Charlton Heston) sofre um acidente em um planeta misterioso. Imaginando estarem sozinhos, eles ficam surpresos quando recebem uma visita inesperada: macacos dotados de destreza e inteligência humana. Os macacos se vêem como donos do planeta e fazem de tudo pra manter os humanos aprisionados.
Esse clássico da ficção científica é muito cultuado e é considerado um dos melhores pelos fãs do gênero. Ao lado de filmes como 2001 - Uma Odisséia no Espaço e Guerra nas Estrelas. A história lida com questões filosóficas que se mantém atuais mesmo 40 anos depois do filme ter sido lançado. 


7. O SEXTO SENTIDO (The Sixth Sense, 1999) 

O psicólogo infantil Malcom Crowe (Bruce Willis) recebe a visita de um ex-paciente que ele foi incapaz de ajudar. Depois de ferir Crowe com um tiro, o paciente Vincent se suicida. Alguns meses depois, Crowe tenta ajudar um garoto de 9 anos que afirma ter o dom de ver pessoas mortas. No começo, ele acha que o garoto está inventando toda a história, mas, após passar um tempo em sua companhia, ele descobre que Cole pode estar dizendo a verdade. 
O Sexto Sentido é um filme impactante. Repleto de emoções fortes mas sem recorrer ao sentimentalismo barato. É a história de um garoto amedrontado, com dificuldade de ser ajudado. Tem todos os ingredientes dos piores pesadelos da infância: os barulhos no sótão, o intruso dentro de casa... tudo ajuda na criação de uma atmosfera assustadora. 


6. O GRANDE TRUQUE (The Prestige, 2006) 

A história de dois mágicos (Christian Bale e Hugh Jackman) cuja rivalidade acaba se transformando em uma batalha pela supremacia - repleta de obsessão, mentira e ciúmes com consequencias mortais. 
O que torna esse filme tão impressionante é que apesar de ser um história sobre ilusionistas, também é um estudo sobre obsessões destrutivas e disputas pelo poder. Atuações brilhantes e uma história interessante, é um filme pra deixar o espectador indeciso até o último instante. 


5. OLDBOY (Oldboy, 2003) 

Nesse filme coreano, um homem comum é sequestrado e mantido refém em um cativeiro minúsculo por 15 anos, sem nenhuma explicação. Ele acaba sendo solto e recebe dinheiro, um celular e roupas de grife. Enquanto ele tenta explicar por que foi aprisionado e buscar vingança, ele descobre que o sequestrador ainda tem planos piores para ele, e que serão ainda mais maléficos que tudo pelo qual ele já passou. 
É um filme bastante diferente do que estamos acostumados, mas muito bem feito, com ótima trilha sonora e um final realmente impressionante.


4. SEVEN - OS SETE PECADOS CAPITAIS (Se7en, 1995) 

Seven é um suspense sobre dois detetives que tentam desesperadamente caçar um serial killer que justifica seus crimes através dos sete pecados capitais. Infelizmente eles também acabam sendo vítimas do plano macabro do assassino. 
Gótico, chocante, perturbador, Se7en conseguiu reunir Morgan Freeman e Brad Pitt em uma obra-prima que nos transporta para a mente doentia de um assassino em série. 


3. PSICOSE (Psycho, 1960) 

Em uma decisão tomada por puro impulso, a jovem Marion Crane decide sair de Phoenix com os $40,000 que seu chefe lhe deu para depositar no banco. Ela resolve encontrar seu namorado na Califórnia e o dinheiro finalmente vai permitir que eles comecem uma vida juntos. Depois de passar uma noite inteira dirigindo seu carro, ela resolve se hospedar no Motel Bates. Lá ela conhece Normal Bates, um rapaz tímido e recluso que é dominado por sua mãe. Depois de Norman lhe oferecer um apetitoso jantar, Marion decide voltar para seu quarto e tomar um banho... 
A atuação sutil de Anthony Perkins, uma trilha sonora memorável e um roteiro enxuto transformam esse clássico de Hitchcock em um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. 


2. AMNÉSIA (Memento, 2000) 

Amnésia conta duas histórias separadas sobre Leonard, um ex-investigador de seguros que não consegue guardar suas memórias por mais de alguns minutos. Enquanto ele tenta encontrar o assassino de sua mulher, ele tatua notas em seu corpo e escreve bilhetes com tudo aquilo que é capaz de testemunhar. Uma das histórias segue a ordem cronológica normal, enquanto a outra relata a mesma cena ao contrário, e aos poucos vai revelando a realidade sobre a busca frenética do protagonista. 
A história um tanto confusa nos transporta para a mente igualmente confusa de uma pessoa que sofre de amnésia. O ritmo frenético do filme não permite que o espectador analise todos os eventos durante o filme, mas o final surpreendente fecha esse roteiro, brilhante, com chave de ouro. 


1. OS SUSPEITOS (The Usual Suspects, 1995) 

Após o roubo de um caminhão em Nova Iorque, cinco ladrões são presos e interrogados. Como nenhum deles é culpado, todos acabam sendo soltos e planejam uma vingança contra a polícia. A operação corre bem, mas a influência do legendário criminoso conhecido como Keyser Söze os perturba. Fica claro que cada um deles cruzou o caminho de Söze e que chegou a hora de pagar por isso. A revanche deixa um saldo de 27 homens mortos na explosão de um barco, mas a grande questão permanece: Quem é Keyser Söze? 
Prepare-se para querer ver esse filme novamente assim que acabar de assistir, pois além de ser um dos melhores filmes de mistério já feitos, o final, inesperado, é capaz de deixar qualquer um atônito.



Um abraço e até à próxima contribuição.

Postar um comentário

Mais lidos da semana