Parceria

13 de agosto de 2010

Sexta-feira, 13 (Friday, the thirteenth)


Sim, hoje é sexta-feira, 13 e se você é uma pessoa supersticiosa é melhor evitar passar por um gato preto, ou embaixo da escada. Quebrar um espelho pode lhe dar alguns anos de azar. Deixar o chinelo virado para baixo ou abrir guarda-chuva dentro de casa então, estão fora de questão! "Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay", portanto, não custa nada tomar esses cuidados uma vez ou outra... só para garantir.

Bem, mas já que esta sexta-feira é 13, nada melhor que celebrar relembrando o maior ícone cinematográfico da data. Sim, vamos falar de Jason Voorhees, o maior assassino-monstro do cinema, astro da série de filmes Sexta-feira, 13, que iniciou em 1980, com a criação do Diretor Sean S. Cunningham.

Quem não conhece o Jason? Nem precisa ter visto algum filme para reconhecer o ícone pop que usa máscara de hockey, macacão e que mata todo mundo com alguma arma cortante ou com as próprias mãos.

Falar de cada filme não é tão interessante quanto vê-los, a história é sempre banal, um pano de fundo com uma desculpa para ele voltar e matar todo mundo... o interessante é perceber nele um marco para o cinema de horror, as sequências. Sim, depois de Jason, todos os vilões de filmes de terror tinham que voltar. E não é voltar para terminar uma trilogia. Não! é para sempre mesmo! O bicho não morre! Até tentaram fazer o "Capítulo Final" em 1984, mas deram um jeito de trazê-lo de novo... Agora, para resgatar a origem e essência do personagem, fizeram o remake em 2009 do clássico de 1980. Fica a dúvida se vão fazer mais alguma continuação...

Bem, sobre Jason: Era um garoto que nasceu em Cristal Lake, no sul da Califórnia, no dia 13 de junho de 1946, uma sexta. O garoto morreu afogado no lago de um acampamento de verão, típico dos americanos, por suposta negligência dos monitores... um grupo vai numa sexta-feira, 13, aniversário de Jason, passar as férias e conhecem a mãe do garoto... aí começa a diversão.

Já que é para matar pessoas sem nem ficar constrangido, Jason tem ótimos números:

- Matou 285 pessoas;
- Pendurou 85 de seus cadáveres em tetos ou árvores;
- Levou mais de 435 tiros, foi esfaqueado 106 vezes, foi cortado diversas vezes por Freddy Krueger, levou 20 machadadas, foi atingido por um mastro de bandeira, foi atropelado por um trator e um carro, soterrado por um telhado, foi atingido por vasos, um sofá, pedaços de madeira, dois torpedos, duas cadeiras, livros, uma estante, uma televisão, quebrou o pescoço no bote de Crystal Lake, foram fincados ao longo do seu corpo 15 barras de ferro, foi atingido por uma barra de ferro diversas vezes, foi arremessado junto a Freddy por um carro de mina, foi parcialmente queimado (por gasolina em Freddy vs Jason), levou cerca de 50 socos no rosto (parte 8), foi chutado por Freddy, levou pedradas no rosto (parte 6), perdeu 4 dedos da mão direita, teve os dois olhos furados, foi afogado em água e lixo tóxico, foi explodido, foi criogenizado, foi enforcado, foi decepado, foi eletrocutado (por fio de poste, painel destruído e por trilho de metrô), sua cabeça foi furada por Freddy, foi arremessado contra andaimes cerca de 15 vezes (Freddy vs. Jason), foi esmagado, perdeu a perna, teve metade de sua cabeça estourada, foi obrigado a se bater em uma parede de metal por Freddy, ficou no espaço sem ar e em baixas temperaturas. Sofreu entrada brusca na atmosfera com uma temperatura de 300°C ... e sobreviveu! (Fonte: Wikipedia)

Kevin Bacon
Outro fato relevante de se observar é que mesmo com filmes tão baratos, alguns atores que participaram da franquia, alcançaram fama e começaram suas carreiras participando da série. Kevin Bacon (o Homem Sem Sombra), Corey Feldman (The Goonies), Crispin Glover (De Volta para o Futuro), são alguns exemplos entre outros muitos atores que seguiram carreira na televisão ou com pequenos papéis no cinema.

Para resumir um pouco, seguem os trailers dos filmes.

Não percam! É ruim, mas vale a pena.

Sexta-feira, 13 (1980)



Sexta-feira, 13 - Parte II (1981)



Sexta-feira, 13 - Parte III (1982)



Sexta-feira, 13 - Parte IV: O Capítulo Final (1984)



Sexta-feira, 13 - Parte V: Um Novo Começo (1985)



Sexta-feira, 13 - Parte VI: O Terror (1986)



Sexta-feira, 13 - Parte VII: A Matança Continua (1987)



Sexta-feira, 13 - Parte VIII: Jason Ataca Nova York (1988)



Sexta-feira, 13 - Parte IX: Jason Vai Para o Inferno (A Última Sexta Feira) (1993)



Jason X (2001)



Freddy vs Jason (2003)



Sexta-feira, 13 (2009) (remake)



Até a próxima... se o Jason não aparecer.
Postar um comentário

Receba no seu e-mail - Cadastre-se!

Mais Lidos do blog