Parceria

16 de julho de 2007

O Funcionário (2006)


Talvez o melhor filme produzido pela Faculdade de Comunicação da UFRGS em 2006, O Funcionário faz alusão aos filmes mudos, em preto e branco, com um certo 'ar' de Expressionismo alemão e com uma trilha sonora para ouvido apurados. Claro que sem verba não tinha como fazer muita coisa (acho que deu uns R$200,00).

A idéia do filme surgiu de um bate-papo extremamente inútil (tipicamente Fabicano) após almoço no Restaurante Universitário (RU). Conversávamos eu, Huanri Lin (foto) e Rafael Barfknecht tranquilamente, sem pretenção de prolongar o papo quando o Huanri sai com uma pérola: "que sensação estranha, sinto como se tivesse que ir até o LICO e trabalhar no computador".

A História da Pérola - no 2º andar da FABICO ficava a gráfica da UFRGS e o Huanri trabalhou lá por um tempo na editoração, nos computadores. Como aquele lugar deixava as pessoas loucas, ele resolveu sair de lá. Tempos depois a gráfica saiu e o Laboratório de Informática da Comunicação (LICO) foi parar no mesmo local onde ficavam os PC's da gráfica, provisoriamente, até sair a reforma do 3º andar.

Aí começamos a viajar (mas ninguém estava chapado, foi na maionese mesmo) e eu disse que poderia estourar uma revolução e o Huanri, cidadão alienado e viciado no seu trabalho, continuaria a ir trabalhar na fábrica mesmo se estivesse interditada, pois não teria para onde ir. Basicamente foi daí que saiu a idéia. O Rafael e o Huanri estavam fazendo Linguagem de Vídeo em 2006/1 e precisavam de uma história para um curta e resolveram usar essa história. Fato é que apesar do meu nome só aparecer como ator (Chefe) e agradecimentos especiais, o filme foi escrito, criado e dirigido pelo Huanri, o Rafael e eu.

Sobre o filme: é a história de um funcionário que vivia em algum lugar da América Latina, num país que estava às vésperas de um Golpe Militar. O funcionário é totalmente viciado e dedicado em seu trabalho, tanto que não presta atenção nas coisas que acontecem ao seu redor. É quando estoura a revolução e sua vida muda completamente.

Confere o filme abaixo, na íntegra e comenta! Curta o curta!

Até a próxima.

João Colombo




Vencedor do Prêmio Luana (Fabico) de Melhor Trilha Sonora (um chocolate em forma de mulher e todo mundo comeu um pouco).
Postar um comentário

Receba no seu e-mail - Cadastre-se!

Mais Lidos do blog